domingo, 1 de julho de 2018

Apresentação do Projeto Político Pedagógico da Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição


O dia 28 de junho de 2018 ficará marcado para a escola Quilombola Luzia Maria da Conceição e comunidade remanescente Quilombola de Três Irmãos, pois finalmente após um longo período de estudos e pesquisas junto a escola e comunidade, teve-se concluído uma relevante etapa em sua História. A consolidação do Projeto Político Pedagógico de sua escola.

 Este ato é significativo não apenas para esta escola e comunidade, é marcante para toda a educação cearense e em especial para os movimentos quilombolas e movimentos negros no estado, pois está escola é a primeira do estado a oferecer o ensino médio na modalidade quilombola.

A escola Luzia Maria da Conceição é resultado de muitas lutas, tendo desde o seu princípio um forte simbolismo para os quilombolas. A representatividade da instituição vai muito além de sua simples estrutura física, pois está intrinsicamente ligada a luta desse povo.

Apesar da escola está em funcionamento desde 2015, apenas agora teve seu Projeto Político Pedagógico finalizado. As pesquisas se iniciaram em 2017 e envolveu a comunidade escolar e os remanescentes do território quilombola de Três Irmãos, através de seminários, entrevistas, pesquisas bibliográficas e debates, que serviram de base para a implantação do PPP.

Após aproximadamente um ano de estudos com a participação da SEDUC, CREDE 05, escola e toda a comunidade envolvida o PPP foi discutido e construído, representando um marco para a escola, a comunidade, o estado e os movimentos quilombola e negros no Ceará.

 A escola Luzia Maria da Conceição criada através do decreto 31.811 do governo do estado do Ceará em 03 de novembro de 2015, finalmente teve seu projeto político consolidado, passando a representar dessa forma a cultura e a identidade de seu povo, com características que simbolizam as lutas e resistências desses cidadãos, que nunca desistiram de buscar o melhor para a educação de seus filhos.